quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Conheça os suricatos: bichos pequenos e valentes!

Ele são durões... Tenazes.... E tem apenas 30 centímetros de altura! Estes são os suricatos, animais que podem parecer fofos e inofensivos, mas são muito valentes! Saiba mais sobre estes animais incríveis abaixo:
           
O suricato é um mamífero da mesma família dos mangustos. Se alimenta, sobretudo, de milípedes, diplópodes, besouros, escorpiões, lagartos e ovos. No entanto, quando há escassez de alimento, pode comer formigas, e, às vezes, até passarinhos e cobras. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os suricatos não são imunes ao veneno das cobras, sendo esta uma de suas principais ameaças quando filhote. Os suricatos vivem em grupos de 3 a até 50 indivíduos, com um macho e uma fêmea dominante, sendo a fêmea quem "lidera totalmente" o grupo (ou seja, os outros representantes de um grupo de suricatos geralmente seguem a fêmea dominante ao invés de seguirem só macho dominante ou seguirem os dois igualmente.). O papel principal da fêmea dominante no grupo é encontrar as melhores áreas de alimento, liderar o grupo contra ataques a outros grupos e gerar filhotes. Em um grupo de suricatos, a fêmea e o macho dominante são os únicos com o direito de procriar. Se uma fêmea (menos a fêmea dominante) do grupo ficar grávida ( em consequência de casos amorosos com machos errantes de outros grupos), ela poderá ser expulsa do grupo, pois representa uma ameaça aos filhotes da líder. Uma fêmea adulta grávida poderá matar os filhotes da líder do grupo para os seus filhotes terem uma melhor chance de sobrevivência. Porquê? Exemplo: se uma fêmea dominante tem filhotes, eles viram o centro das atenções. Já se uma fêmea subordinada ( uma subordinada é uma fêmea que não é a líder) tiver filhotes, ninguém liga para os filhotes da subordinada.
O papel principal do macho dominante é defender o território (cada grupo de suricatos tem seu próprio território), expulsar o máximo possível de machos errantes de outros grupos, e, como a fêmea dominante, gerar filhotes e liderar os ataques contra outros grupos de suricatos.
Os suricatos são exclusivamente diurnos e, ao anoitecer, dormem em tocas. Quando levantam, de manhã, começam a cavar mais a toca para ela ficar "aberta" e de fácil acesso. Depois de todos acordarem, eles saem em busca da alimentos, sempre com um sentinela por perto (suricatos sentinelas são suricatos que sobem em lugares estratégicos, com árvores, para vigiar se não há perigo* por perto). Os suricatos procuram alimento até o meio dia, quando descansam embaixo de alguma árvore. Depois voltam a buscar alimento e, mais depois, voltam para casa. Como eu já disse, cada grupo de suricatos tem seu próprio território. Mas é, muitas vezes, inevitável que um grupo se encontre com outro. Quando isso acontece, os grupos se avaliam: se tiverem mais ou menos a mesma quantidade de membros, eles lutam. Caso contrário, o grupo com significantes membros a menos corre para o lado contrário, e, se for o dono daquele pedaço de terra, perde parte do território. Quando lutam, os suricatos tentam imobilizar os rivais: fazendo isso, os rivais podem ser mortos. Eles imobilizam os outros mordendo forte seu pescoço. O grupo que tiver mais suricatos imobilizados ou o casal dominante imobilizado perde a luta.

Filhotes
Quando nascem, os suricatos tem mais ou menos 5 centímetros de altura. Eles nascem em tocas e dali não saem até completar entre 1 e 2 semanas de vida. Já o número de filhotes em uma ninhada geralmente é entre 2 e 5, mas já houve casos de 1 e 7 filhotes. Os filhotes crescem rápido e ficam prontos para procriar com mais ou menos 1 ano de vida. Pouco depois desta idade, os suricatos machos abandonam seu grupo natal para encontrar fêmeas expulsas e começar a constituir um grupo. Ou esses machos podem procriar com fêmeas que ainda fazem parte de um grupo, escondidos. Ou ainda podem chegar em um grupo e lutar contra o macho dominante e tentar vencer, a fim de tomar o poder do grupo. Quando abandonam os grupos, os suricatos machos se tornam machos errantes.

Características gerais
Comprimento: cerca de 30 centímetros .
Peso: cerca de 700g para as fêmeas e 800g para os machos.
Pelo: acastanhado. Possuem listras paralelas horizontais nas costas, que são marrom-escuro e se estendem das costas até a base da cauda.
Tempo de vida: em ambiente selvagem, vivem até os 12 anos. Em cativeiro, vivem até os 15 anos.
Distribuição geográfica: é um animal do Deserto do Kalahari.
Habitat: desertos e semidesertos, savanas abertas e cerrados.
Nome científico: Suricata suriccata.
Alimentação: alimentam-se principalmente de insetos; larvas de besouros e formigas; também ingerem milípedes, diplópodes, aranhas, escorpiões, pássaros, cobras e pequenos lagartos.
Predadores:* os principais predadores dos suricatos são: o falcão e o chacal. Quando pequenos, os predadores são o falcão, as cobras, as corujas e os abutres.

Atenção: muitos dos dados desta postagens não foram extraídos da Wikipédia. 

Dica: No canal Animal Planet ( TV por assinatura) , passa um programa chamado "No reino dos suricatos", que fala sobre a vida de um grupo de suricatos chamado Whiskers ( significa "bigodes", em inglês). O programa é bem dinâmico, tocante e fala praticamente tudo sobre a vida dos suricatos.

Veja, abaixo, mais fotos de suricatos:
Abaixo, um filhote de suricato:

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Conheça alguns recordes sobre animais de fazenda

Veja alguns recordes sobre animais de fazenda. Os recordes são: jumento vivo mais alto, jumento vivo mais baixo, raça de porco com mais pelos e outros três recordes sobre animais de fazenda mais velhos.

                                                       Jumento vivo mais alto:
Oklahoma Sam, um jumento-mamute americano de 4 anos, media 155,45 centímetros em 10/12/2011. O jumento pertence a Linda Davis, Watsonville, Califórnia, EUA. Os jumentos-mamutes foram criados peo presidente americano George Washington, que defendia o direito de mulas grandes nas áreas agrícolas ao invés de cavalos.

Jumentos: os fatos
- Os jumentos (Equus asinus) podem viver mais de 40 anos em cativeiro. Eles foram domesticados há cerca de 4 mil anos.
- Os jumentos têm de se proteger da chuva - ao invés dos cavalos, seu pelo não é impermeável.
- As mulas e os burros são o resultado da cruza do jumento com a égua. O acasalamento da jumenta com o cavalo causa barrotos. Ao invés do que que se pensa, jumentos são capazes de procriar, embora raramente.


Raça de porco com mais pelos:
A raça de porco doméstico com mais pelos é o mangalitsa (Sus scrofa), também chamado de porco-ovelha. Diferentemente das outras raças de porcos domésticos, o mangalitsa tem uma pelagem surpreendentemente longa, parecida com a da ovelha. Originários da Hungria, os mangalitsas são divididos em três grupos: os loiros (sua pelagem é branca), os barrigas-inchadas (sua pelagem é preta e apenas as patas e as barrigas são brancas) e os ruivos (sua pelagem é avermelhada).
 

Jumento mais baixo:
Knee Hi, um jumento miniatura que vive na Fazenda Best Friends, Gainesville, Flórida, EUA, e que pertence a Jim e Frankie Lee ( EUA) tinha 64,2 centímetros de altura quando foi medido, em 26/7/2011.


Mais velhos:
Cavalo mais velho: Old Billy, com 62 anos.
Cavalo de corrida mais velho: Tango Duke, com 42 anos.
Pônei mais velho: Sugar Puff, com 56 anos.

Fonte:
Livro: Guinness World Records 2013. 

O maior cavalo do mundo


Cavalo vivo mais alto:

Big Jake é um cavalo belga de tração, castrado, que vive na Fazenda Smokey Hollow, em Poynette, Wisconsin, EUA. Big Jake media 210,19 centímetros, sem ferraduras, em 19/1/2010, quando tinha 9 anos. Jerry Gilbert é o gerente da Fazenda Smokey Hollow, e sua filha, Caley, é quem segura o arreio na foto ao lado. Já o cavalo mais alto de todos os tempos é o cavalo de carga castrado Sampsom (renomeado Mamute ). Nascido em 1846 e criado por Thomas Cleaver (RU), media 2,19 metros em 1850.

                                              Curiosidades
- Na verdade, o nome do maior cavalo vivo do mundo não é"Big Jake", e sim só "Jake".
-  O cavalo belga de tração, a raça de Jake, não é famosa por seu tamanho, e sim por seu tipo atlético.
- Jake está aposentado, depois de 11 anos de trabalho. Essa aposentadoria pode ser longa: cavalos vivem até os 20 anos ou mais.

domingo, 18 de novembro de 2012

Conheça alguns felinos híbridos "frankenstein"

Várias espécies de grandes felinos foram cruzados, - quase sempre em zoológicos. Hércules, abaixo, é um ligre da Carolina do Sul.


 O ligre veio da cruza de um leão com uma tigresa.
Característica: enorme, sociável.
Foto:



O tigreão veio da cruza de uma leoa com um tigre. Há também registros de um ti-tigreão, resultado da cruza entre um tigreão e um tigre.
Característica: menor que os pais.
Foto: 























Ao lado, o ti-tigreão.


O lipardo é o resultado da cruza entre um leão macho e um leopardo fêmea.
Característica: cabeça grande de leão.
Foto:



O leopon é o resultado da cruza entre um leopardo macho e uma leoa. 
Característica: maior que os leopardos.


O liguar é o resultado da cruza entre um leão macho e uma onça fêmea.
Característica: evidência empírica.


O jagleão é o resultado da cruza entre uma onça macho e uma leoa.
Característica: aparência de onça.
Foto:
   Ficheiro:Jaglion.jpg
Infelizmente, este é um jagleão empalhado ou uma réplica dele.


O tigardo, também chamado de tipardo, é o resultado da cruza entre um tigre macho e um leopardo fêmea.
Característica: evidência empírica.

 
O leogre é o resultado da cruza entre um leopardo macho e uma tigresa.
Característica: um exemplo registrado.


O tiguar é o resultado da cruza entre de um tigre macho e uma onça fêmea.
Característica: um exemplo registrado.
Foto:  


O jagger é o resultado da cruza entre uma onça macho e uma tigresa. 
Característica: sem evidências.


O leguar, também chamado de lepjag, é o resultado da cruza entre um leopardo macho e uma onça fêmea.
Característica: maior que os leopardos.


O jaguapardo é o rezultatado da cruza entre uma onça macho e um leopardo fêmea.

Fonte: 
Livro: Guinness World Records 2013. 



Conheça alguns recordes sobre tubarões



Maior tubarão do mundo:

Tubarão-baleia

O raro tubarão-baleia (Rinchodon typus), que se alimenta de plâncton, é encontrado nas áreas mais aquecidas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. O maior exemplar cientificamente registrado tinha 12,65m de comprimento e pesava entre 15-21 toneladas. Foi capturado em 11/11/1949 na ilha de Baba, próxima a Karachi, Paquistão. O tubarão-baleia também produziu o maior ovo de todas as criaturas existentes, e também é o maior peixe do mundo. O ovo foi encontrado no dia 29/6/1953, no golfo do México, e media 30,5 x 14 x 8,9cm.


Tubarão mais rápido:

Tubarão-mako
 
Com velocidade registrada superior a 56 quilômetros por hora, o tubarão-mako (Isurus oxyrinchus) é o tubarão que nada mais rápido. O tubarão-mako também é o que salta mais alto, conseguindo pular 6m para fora da água - altura maior do que o comprimento de um ônibus escolar. Essa aptidão já o levou a pular dentro de barcos pesqueiros.


Tubarão com maiores dentes ( Em relação ao corpo):

Tubarão-charuto


 O tubarão-charuto (Isistus plutodos) têm apenas c. 40cm de comprimento, e, apesar disso, possui 19 dentes enormes em sua mandíbula inferior (de baixo). Se este animal tivesse o mesmo tamanho do tubarão-branco (que tem em média 4,3-4,6 de comprimento), seus dentes teriam duas vezes o tamanho dos dentes do tubarão-branco. Este tubarão usa seus dentes para arrancar pedaços de carne de suas vítimas, que geralmente são grandes baleias.

Maior tubarão predador do mundo:

Tubarão-branco


Tubarões-brancos (Carcharodon carcharias) adultos têm, em média, de 4,3 a 4,6 metros de comprimento, e pesam de 700 kg a até 3 toneladas. Evidências circunstanciais, no entanto, sugerem que estes tubarões podem chegar a até 6 metros de comprimento, embora haja relatos - não registrados - de espécimes de até 10 metros. Ele é o maior peixe predador do mundo.

Tubarão com dieta mais variada:

Tubarão-tigre


Apelidado de "tubarão-lixeiro", o tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) é o tubarão com dieta mais variada. As presas deste animal de 5 metros são focas, golfinhos, aves marinhas (como corvos-marinhos, gaivotas e pelicanos), répteis (incluindo tartarugas e serpentes marinhas), peixes ósseos, invertebrados (como lagostas, polvos e e caranguejos), outros tubarões e animais terrestres que caem na água, como cães, ratos e até mesmo o gado.

Tubarão com gestação mais longa:

Tubarão-cobra

Comum em todos os oceanos, o tubarão-cobra (Chamydoselachus anguineus) tem um período gestacional de 3 anos e meio, o mais longo conhecido no mundo animal.

                                   Ataque de tubarões
Selachofobia é o medo de tubarões. Mas não há com o que se preocupar: filmes como "Tubarão"(EUA, 1975) - o primeiro sucesso de bilheteria - os retratam como vorazes comedores de pessoas. Estatisticamente, porém, há mais chances de você ser morto com um raio ou coco na cabeça do que ser morto por ataque de tubarão. Apesar disso, os tubarões podem atacar se confundirem você com uma presa.

Existem mais de 360 espécies de tubarões, mas apenas 35 já atacaram pessoas.


            As 5 espécies que mais atacam:
- O tubarão-branco representa 10,6% dos ataques de tubarões.
- O tubarão-tigre representa 5,8% dos ataques de tubarões.
- O tubarão-touro representa 3,0% dos ataques de tubarões.
- O tubarão-martelo representa 0,9% dos ataques de tubarões.
- O tubarão-limão representa 0,5% dos ataques de tubarões.

                                                                                                       26 anos
                                                                                        Idade média das vítimas atacadas

   Evitando ataques: 
- Não use joias brilhantes: para os tubarões, elas parecem escamas.
- Fique fora da água ao entardecer e à noite.
- Não entre na água se estiver sangrando ou menstruando.
- Fique em grupo.
- Fique próximo da praia.

Fonte:
Livro: Guinness World Records 2013.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Conheça algumas esquisitices dos macacos

O que vale no mundo dos macacos é ser original. Saiba mais sobre algumas esquisitices deles!

Sagui imperador



Machos, filhotes e fêmeas do sagui imperador tem uma grande "barba" branca. O nome "sagui imperador" é uma homenagem ao imperador alemão Wilhelm II, que viveu entre 1859 e 1941, e usava um grande bigode penteado para cima.
Onde vive: Peru, Bolívia e Norte do Brasil.


Sagui-cabeça-de-algodão

Entre os macacos sagui-cabeça-de-algodão, as fêmeas preferem os que tem a juba maior e mais vistosa. Eles passam um grande tempo limpando seus pelos e tirando parasitas. Na hora da conquista das fêmeas, os machos mostram sua pelagem branca e sua barriga. 
Onde vive: Colômbia.

Mey nwoah
O nariz do mey nwoah é tão arrebitado, que, quando chove, ele tem de botar a cabeça entre as pernas, porque se ele não fizer isso, entra muita água pelo nariz. A espécie foi descoberta em 2010, e é muito rara.
Onde vive: Mianmar.

Macaco gelada
Para enfrentar o frio da região montanhosa onde vive, o macaco gelada é coberto por uma vasta pelagem. Ele também tem uma pequena parte de pele sem pelos vermelha, que fica no peito, que nos machos é em forma de ampulheta e nas fêmeas, em forma de coração.
Onde vive: Etiópia.

Macaco dourado de Qinling

Nos macacos dourados de Qinling, os machos tem manchas cinzas e as fêmeas tem manchas marrons, mas ambos tem o rosto azulado. Emitem sons sem abrir a boca.
Onde vive: no Sudoeste da China.

Pygathrix nemaeus
  
Sem predadores naturais, o Pygathrix nemaeus é bem colorido e faz bastante barulho. Vive em grupos e fica pulando de árvore em árvore, tanto que não desce delas nem para comer, pois tira os nutrientes necessários dos frutos e das folhas das árvores.
Onde vive: Vietnã e Laos.

Cercophitecus wolfi
O Cercophitecus wolfi tem bochechas grandes e flexíveis, para guardar alimentos no interior da boca. Quando seu grupo disputa comida com outro grupo, ele pega toda comida que conseguir, enfia na boca, sem engolir, e foge logo. 
Onde vive: Zaire, Uganda e Congo.

Mandril
 
Na época de procriar, o mandril fica ainda mais colorido do que já é: o peito ganha um tom azulado, e surgem pontos vermelhos nos pulsos e tornozelos. É feito isso para chamar a atenção das fêmeas
Onde vive: Oeste da África. 

Macaco-narigudo (ou násico)
O nariz do macaco-narigudo impressiona as fêmeas. As fêmeas e os filhotes não tem um nariz tão grande, e quanto mais velho for o macaco macho, maior nariz ele terá. O nariz também funciona com caixa de som, pois aumenta o som de seus gritos. Além do mais, os filhotes desse macaco tem a cara azulada e tanto fêmeas quanto machos tem uma barriga bem grande. 
Onde vive: Bornéu, Indonésia.

Langur
Ao longo do ano, o pelo do langur muda de cor: no inverno seus pelos são castanhos, e, no verão, amarelados. Ele é tímido e se esconde na floresta. Além disso, há  várias espécies diferentes de lan-gur, inclusive um que tem o rosto, os pés, as mãos e a cauda todas pretas e sem pelos, que é o que aparece na foto acima.



segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Leões de Okavango - Filme da National Geographic

Leões de Okavango é uma produção do canal National Geographic, e se passa na África, atualmente. Fala sobre Majhtawn (é assim que se fala, mais não sei como se escreve! ), uma leoa muito forte e corajosa (Majhtawn significa "mãe e protetora de leões). Majhtawn não vive em um grupo, mas tem um companheiro ( adulto) . Em uma noite, um grupo de leões ataca Majhtawn e seu companheiro, matando-o. A líder do grupo de leões rivais se chama Olho-de-Prata, e há dois leões adultos fortes neste grupo. Mas Majhtawn tem um segredo: três pequenos filhotes de leão. Para que o grupo rival de leões não os ataquem, Majhtawn terá de refugiar os filhotes numa "ilha" ( Na verdade, é só um terreno, com água funda em volta), onde o único alimento são búfalos. Se Majhtawn continuar por muito tempo nesta "ilha", poderá ficar com muita fome. Se atravessar o rio que fica em volta da "ilha", irá ter de encarar o bando rival de leões. O que Majhtawn vai fazer ? Descubra, assistindo o filme abaixo.

O filme também tem uma mensagem de conservação.

O filme é muuuuuuito legal, mas também tocante.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Conheça os 8 animais mais fedidos do mundo

Como você já deve saber, a maioria dos cheiros dos animais não chega perto de um mar de rosas. Mas nenhum outro animal é tão fedorento quanto os desta lista: salamandra gigante japonesa, hiena, borboleta-zebra, joaninha, lêmur-de-cauda-anelada, kakapo, wolverine, zorrrilho-africano...
      
Oitavo lugar:

Salamandra gigante japonesa


Existe um bicho que vive dentro da água de rios e tem cheiro de pimenta? Sim! Quando está em perigo, a salamandra gigante japonesa solta, pela boca, um líquido com cheiro de pimenta japonesa. Este líquido é esbranquiçado, e, quando entra em contato com o ar, fica duro como gelatina.

Onde vive: Japão.

 Sétimo lugar:
 Hiena
Para demarcar o território, a hiena passa uma substância oleosa com cheiro muito forte em galhos e troncos. Essa substância sai de glândulas que ficam entre os dedos das patas e no bumbum. Se uma hiena de outro grupo entrar no território demarcado, elas brigam.
Onde vive: África.



Sexto lugar:
Borboleta-zebra (lagarta)


Antes de formar um casulo e virar uma borboleta, a lagarta da borboleta-zebra tem de se defender dos predadores. Para isso, a lagarta tem glândulas que ficam no pescoço e soltam um cheiro forte. este fedor espanta formigas e aranhas predadoras.
Onde vive: Estados Unidos.



Quinto lugar:
Joaninha

Alguns predadores da joaninha não comem bichos já mortos. Por isso, quando algum predador ameaça a joaninha, ela se deita e finge de morta. Quando ela faz isso, exala um cheiro horrível, para parecer ainda mais que está morta. Isso expanta qualquer predador.
Onde vive: no mundo todo.



Quarto lugar:
Lêmur-de-cauda-anelada

O rabo do lêmur-de-cauda-anelada não serve só para ajudar no equilíbrio. É também uma arma de guerra: é com ela que os machos lutam pelas fêmeas, quando chega a época de procriar. Primeiro, os machos esfregam a cauda em algumas glândulas que produzem um óleo muito fedido nos braços. Então, eles agitam a cauda perto dos rivais, espalhando o fedor pelo ar.  
Onde vive: Madagascar, África



Terceiro lugar:
Kakapo



As cores nas penas do kakapo o ajudam a se camuflar na floresta, a fim de que os predadores não o reconheçam. Ele também tem a incrível capacidade de ficar completamente imóvel: pode se parecer com um tronco de árvore. Só que o seu cheiro de mofo não engana: não ajuda a evitar predadores que caçam pelo olfato. Por isso a espécie está ameaçada, e estima-se que existam menos de 90. O fedor sai da cera de seu bico, que usa para limpar as penas. o kakapo também é um animal muito inteligente.
Onde vive: Nova Zelândia




Segundo lugar:
Wolverine

O wolverine é muito solitário e territorialista. Para marcar o território, o wolverine usa uma secreção fedorenta que sai de uma glândula, em seu bumbum. Ele também marca o território e a comida (eca!) com xixi. Ai de quem beliscar a comida deste animal! (Para saber mais sobre o wolverine, confira a postagem: "Wolverine: conheça o animal que inspirou a criação do Wolverine, dos X-Man).
Onde vive: América do Norte, Norte da Europa e Ásia.


Primeiro lugar:
Zorrilho-africano

 Ele é considerado o animal mais fedorento do mundo. E não é para pouco: o zorrilho-africano vem da família do famoso cangambá, que vive nos Estados Unidos. O cheiro dele vem de uma glândula que fica perto do bumbum, e pode ser sentido a mais de 1 quilômetro de distância. Quando se sente ameaçado, o zorrilho-africano lavanta o bumbum e lança o líquido fétido na cara de outro bicho (ou humano!). O animal atingido pode ficar fedido por vários dias, e, se o líquido cair nos olhos, pode até cegar.
Onde vive: África.

Você sabia que...
- O rei Julien, do filme Madagascar, é um lêmur-de-cauda-anelada? Além de se remexer muito, ele também é o maior fedorento!
- Algumas tribos africanas usam o cheiro do zorrilho-africano para caçar? Ele ajuda a disfarçar o cheiro humano, confundindo os animais.

Guepardo: conheça esse campeão de velocidade




                                 O nome "chita", ou guepardo, vem da palavra chita, que significa manchada ou pintada. Estes animais tem o corpo realmente adaptado para correr, tanto que é o animal terrestre mais rápido do mundo (só o falcão-peregrino ganha dele na velocidade), atingindo até 110 quilômetros por hora . O guepardo tem grandes pulmões, grandes pernas e uma coluna vertebral muito flexível, que lhe dão uma aceleração extremamente rápida (pode ir de 0 a 110 quilômetros por hora em 3 segundos). Vivem nas savanas africanas.

Mas quais são as desvantagens de ser tão rápido?

- Seu corpo esguio e leve, muito funcional quando caça, acaba sendo frágil e vulnerável a ataques de outros animais.
- Sua cabeça, pequena e muito aerodinâmica, oferece, porém, uma mordida fraca.
- Suas garras semi-retráteis (elas sempre ficam para fora) acabam sendo desgastadas e ficam pouco afiadas.

Por conta desses fatores, os guepardos ficam extremamente vulneráveis à ataques de outros predadores, sobretudo contra sua caça e seus filhotes.







                                         Comportamento
Enquanto os machos vivem em grupos compostos de irmãos da mesma ninhada, que têm de 2 a até 3 membros, as fêmeas ficam solitárias, ao menos quando eles acasalam, então a fêmea compartilha o território com o parceiro em si. Os guepardos são diurnos (ficam acordados de dia e dormem a noite) - porque, se fossem noturnos (quem fica ativo de noite e dorme de dia), iriam competir com predadores maiores, como leões e hienas.

   Já que o guepardo não pode rugir, ele produz as seguintes vocalizações:
Pios: quando os guepardos tentam localizar outros guepardos, esses animais utilizam um chamado de alta-frequência, que é parecido com um latido ou um pio de pássaro. Os filhotes de guepardo também usam este chamado para tentar encontrar suas mães, quando se perdem.
"Gagueira": esta vocalização é utilizada por guepardos durante encontros sociais, ou quando está com interesse ou incerteza.
Rosnado: acontece quando o guepardo se sente ameaçado, ou quer se defender de outros predadores, embora sua principal defesa seja a velocidade. É o mesmo sim de quando um gato domésticos, entre outros felinos, emite quando se sente ameaçado (quem têm ou já teve gatos sabe como é).
Ronrono: normalemente acontece quando o guepardo está confortável e feliz. Mas também pode pode ser usado quando está nervoso.

                                          Hábitos alimentares e dieta

O guepardo é um animal carnívoro, e apresenta uma estratégia de caça um tanto simples: utiliza perseguições a alta velocidade, em vez de emboscadas ou caçadas em grupo. Alimenta-se principalmente de gazelas, filhotes de gnu, zebras, lebres, pássaros e impalas. Quando o guepardo localiza a presa desejada, a persegue, silencioso e vagaroso, até uma distância de 10 até 30 metros, até a presa ser atacada de surpresa. A perseguição que se segue dura até 30 segundos, pois o guepardo não pode correr por grandes distâncias, se não ele se superaquece, o que é uma grande desvantagem. Felizmente, o guepardo tem 50% de sucesso nas caçadas. Após a perseguição, o guepardo fica exausto, o que facilita que a nova presa seja roubada por outros predadores como o leão e a hiena (embora estes dois animais sejam noturnos, eles preferem roubar a presa de alguém e ter alguma comida garantida na hora de comer do que dormir mais um pouco e gastar energia depois em uma presa e talvez conseguir pegá-la). Quando o leão e a hiena sentem o cheiro da carne fresca, vão logo disputá-la  com o guepardo, que na maioria das vezes sai de perto, pois é menor e mais fraco do que estes dois animais. 

                                      Características

- Podem atingir até 85 centímetros de altura e 2 metros de comprimento.
- O guepardo possui "almofadas" de pele nas patas.
- Sua longa cauda lhe dá estabilidade e ajuda o guepardo a fazer curvas, na hora da corrida.
- Tem uma cabeça pequena e aerodinâmica.
- O pelo do guepardo é amarelado, salpicado com pontos negros. Possui duas linhas negras que vão  do olho até a boca, formando um "trajeto de lágrimas".
- Um animal adulto pode pesar de 28 a 65 quilos.
- Possui algumas características que são diferentes de outros felinos: não são capazes de retrair as garras totalmente, tem pernas mais compridas e cabeça mais pequena, podendo até lembrar um cão.
- Além da velocidade, outra qualidade do guepardo é sua excelente visão.

                                              Filhotes


 Quando nasce, depois de três meses de gestação, o guepardo não tem mais de 300g. Com ele, nascem outros dois, três ou até quatro irmãozinhos. O filhote nasce cego, totalmente indefeso, e é totalmente dependente dos cuidados da mãe. Ela cuida dos filhotes com surpreendente dedicação.

 Depois de mais ou menos 10 dias, o filhote abre os olhos, e, com 3 semanas de vida, começa a se locomover com confiança. Se algum filhote sair da toca ou de algum esconderijo (filhotes de guepardo tem de se esconder nas primeiras semanas de vida para se proteger de outros predadores, como o leão e a hiena, que estão sendo muito citado aqui), a mãe o pega pelo pelo pescoço e o leva de volta. Ela não o deixa sair e brincar até completar 2 meses de vida, e várias semanas antes ela deixa de amamentá-lo. O filhote  apresenta uma pelagem comprida e cinza em torno do pescoço e dos ombros, para se camuflar na relva seca. Esta pelagem desaparece 10 semanas depois e é substituída pela pelagem normal de um guepardo adulto. Mais ou menos nessa época, o jovem guepardo perde a capacidade de retrair as garras, característica comum em todos os demais felinos. Com seis meses de vida, a mãe começa a ensinar os filhotes a arte de caçar; eles observam a mãe, e, assim, aprendem. Uma fêmea que precisa alimentar seus filhotes sai da toca para caçar carne fresca todos os dias. Os guepardos não se alimentam de carniça.

O filhote fica com a mãe por muito tempo; de fato, não a deixa até completar 17 meses, podendo ficar com a mãe até completar 2 anos. Quando adultos, irmãos da mesma ninhada são independentes, mas, por algum tempo, dividem a presa que matam. Jovens fêmeas, então, abandonam o grupo para começar uma vida independente e procriar.

   

                                    Guepardo "real"

Por muito tempo, o guepardo real foi considerado uma nova subespécie de guepardo. Na verdade, o guepardo "real" tem uma mudança genética, que faz mudar a forma de suas pintas negras. Ao invés de manchinhas redondas clássicas, ele tem pintas igualmente redondas, mas são maiores, e formam uma listra nas costas. Os nativos chamam esse animal de "leopardo-hiena", e ele é sagrado para eles, até tanto quanto o leão-branco.
Confira abaixo a comparação com o guepardo "real" e o guepardo "comum":


Ficheiro:Acinonyx jubatus King Cheetah.jpg  




Confira outras fotos de guepardos, abaixo:





Abaixo, fotos de guepardos filhotes:



 

Abaixo, fotos de guepardos adultos com filhotes:







Fonte:
livro: "Almanaque de Filhotes"

 www.wikipedia.com/guepardo

Nota: Nem todas as informações são das fontes acima. Algumas eu simplesmente me lembrei e botei aqui.