quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Matar gatos e cachorros é crime?
Matar cachorro - ou qualquer outro animal - é crime, sim. Não importa se o animal é doméstico, domesticado, silvestre, nativo ou exótico. O que trata disso é o artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais, de 1998. A lei prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar" qualquer tipo de animal. Se houver a morte do bichinho, a pena aumenta até um terço. Quem praticar "experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos" também pode sofrer a mesma condenação. No estado de São Paulo, a lei é mais específica ainda e proíbe o consumo de animais domésticos (churrasquinho de gato, nem pensar) e o sacrifício de cães e gatos com métodos cruéis, como câmara de gás ou eletrochoque. Em novembro de 2009, a polícia prendeu um casal em abatedouro em Suzano (SP) com 70 quilos de carne de cachorros mortos a machadadas. A carne era vendida a restaurantes orientais de São Paulo. Alguns animais considerados exóticos podem, sim, ser abatidos para consumo - desde que sejam criados em cativeiro. Nessa lista entram, por exemplo, coelho, javali, paca, capivara, avestruz, perdiz, tartaruga, jacaré e até cavalo. Matar barata, ratos e afins não é crime - eles são considerados pragas e não entram na classificação de animais nativos, exóticos, silvestres ou domesticados.
Mas essa lei é muitas vezes quebrada. Um caso bem famoso, que há semanas está nos noticiários, jornais e redes sociais, é o do Instituto Royal. Bom, neste caso, são usados beagles para fazer testes de remédios e cosméticos. Depois de testar o produto, os animais normalmente ficam feridos para sempre, e depois são sacrificados. Mas a justiça não fez nada, ou não o suficiente para que eles sejam todos salvos.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/matar-cachorro-e-crime
Ps: essa última parte fui eu que fiz, não a Mundo Estranho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ola Be! Tudo bem? Quem será que sou eu? Alguém que já sei, você não lembra mais da fisionomia, somente do nome! Sinto até vergonha por isto, por ter e estar sendo um dindo ausente! Mas a vida é assim, vamos tomando caminhos e destinos diferentes! Sou muito feliz em saber que estas uma menina linda, querida, será que sapeca? E o mais importante, muito inteligente! Ja deve ter adivinhado né? Sim, sou o dindo Andreson! Quero que saiba que apesar do tempo e da distância, esta sempre quardada no meu coração e pensamentos, assim como nas orações! Passei duas vezes ai na casa de vocês, mas infelizmente nos desencontramos! Em breve quando estiver no RS irei até vocês para matar a saudade!
ResponderExcluirGrande beijo e fica com Deus!
Engano seu. A lei coloca ratos e pompos na mesma situação; proibido. Há várias noticias de pessoas presas por matar pombos. Mas todo mundo acha que matar rato pode e pombos não. Penso que ratos e pombos são pragas e não deveria ser proibido matar nenhum desses dois.
ResponderExcluir