terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Filhotes maravilhosos de animais perigosos


Admita: você achou estes bichos fofos. São seus instintos falando. Como mamífero, você é programado para gostar e querer cuidar de filhotes. Mesmo os de espécies perigosas e ameaçadoras quando adultas.

Javali filhote

Quer adotar estes javalis? Cuidado. Depois da meia noite, ele vira abóbora: aos 10 meses, já adulto,    terá pelos mais grossos e escuros. Nos machos, os caninos, de tão grandes, se projetarão para fora da boca. Mas o que explica sua vontade de cuidar deste dele, mesmo sabendo disso? É o instinto maternal. "Esse mecanismo existe em todos os animais que não nascem prontos e precisam de cuidados cuidados para sobreviver", diz o biólogo Guilherme Domenichelle. "É o que permite que uma leoa cuide de um bebê antílope, por exemplo".

    Porco-espinho filhote

A pelagem macia que ele tem aos 4 dias de vida não denuncia, mas são esses pelos que vão crescer, ficar duros e, a partir dos 3 meses, funcionar como arma, soltando-se ao toque do inimigo.
Porco-espinho adulto


Hiena filhote

Perto de um ano, elas terão a cara do animal que virou vilão nos desenhos animados infantis por se alimentar de carniça (apesar de serem ótimas caçadoras). Estas hienas serão fortes o suficiente para quebrar ossos humanos e de leões.
Hiena adulta


Urubu filhote
Ele nasce esquisito: de olhos fechados e sem penas, como muitas aves. Mas ganha graça na infância. Adquire uma penugem branca e tem os olhos abertos. Como você deve ter notado, o seu instinto maternal não vale só para os mamíferos, mas para quase todos os vertebrados.
Urubu adulto



Elefante marinho filhote

Não, não é uma foca - apesar de que, nesta fase de vida, ter o focinho de uma. Trata-se de um carnívoro marinho maior que uma vaca ( quando adulto). Seu corpinho de até 3 toneladas será esculpido às custas de arraias, polvos e, acredite, tubarões. Os machos adultos da espécie possuem um nariz que, de tão avantajado, se parece com a tromba que lhe deu o nome.
Elefante marinho adulto


Gorila filhote
"Quanto mais parecido com com os bebês humanos, mais nos identificamos com eles e queremos protegê-los", afirma o biólogo Guilhereme Domenichelli. Só que esta belezinha vai é dar medo: o gorila é o maior primata do mundo, e quando adulto atinge até dois metros de altura e 300 kg. Apesar disso, gorilas são gigantes gentis e sociáveis. 
Gorila adulto


Tatu filhote
Ele mama por três meses e até o primeiro dos seus 15 anos de vida ele é dependente da mãe. Aqui, no Brasil, um tipo de tatu é chamado de tatu-galinha por causa do gosto da carne. Você comeria esta coisinha?
Tatu adulto



Ornitorrinco filhote 

Não há mamífero mais estranho. E não é só por nascer de um ovo. Ele é o único capaz de identificar campos elétricos que o permitem mergulhar e caçar o almoço de olhos e ouvidos fechados. Não tem mamas, mas tem glândulas mamárias. Tem bico de pato, cauda de castor, pelos de mamífero, etc. Ainda por cima, os machos adultos tem esporões venenosos nas patas traseiras.
Ornitorrinco adulto

Fonte: revista "Super Interessante", edição 303, matéria " Filhotes maravilhosos de bichos medonhos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário