sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Guepardo: conheça esse campeão de velocidade




                                 O nome "chita", ou guepardo, vem da palavra chita, que significa manchada ou pintada. Estes animais tem o corpo realmente adaptado para correr, tanto que é o animal terrestre mais rápido do mundo (só o falcão-peregrino ganha dele na velocidade), atingindo até 110 quilômetros por hora . O guepardo tem grandes pulmões, grandes pernas e uma coluna vertebral muito flexível, que lhe dão uma aceleração extremamente rápida (pode ir de 0 a 110 quilômetros por hora em 3 segundos). Vivem nas savanas africanas.

Mas quais são as desvantagens de ser tão rápido?

- Seu corpo esguio e leve, muito funcional quando caça, acaba sendo frágil e vulnerável a ataques de outros animais.
- Sua cabeça, pequena e muito aerodinâmica, oferece, porém, uma mordida fraca.
- Suas garras semi-retráteis (elas sempre ficam para fora) acabam sendo desgastadas e ficam pouco afiadas.

Por conta desses fatores, os guepardos ficam extremamente vulneráveis à ataques de outros predadores, sobretudo contra sua caça e seus filhotes.







                                         Comportamento
Enquanto os machos vivem em grupos compostos de irmãos da mesma ninhada, que têm de 2 a até 3 membros, as fêmeas ficam solitárias, ao menos quando eles acasalam, então a fêmea compartilha o território com o parceiro em si. Os guepardos são diurnos (ficam acordados de dia e dormem a noite) - porque, se fossem noturnos (quem fica ativo de noite e dorme de dia), iriam competir com predadores maiores, como leões e hienas.

   Já que o guepardo não pode rugir, ele produz as seguintes vocalizações:
Pios: quando os guepardos tentam localizar outros guepardos, esses animais utilizam um chamado de alta-frequência, que é parecido com um latido ou um pio de pássaro. Os filhotes de guepardo também usam este chamado para tentar encontrar suas mães, quando se perdem.
"Gagueira": esta vocalização é utilizada por guepardos durante encontros sociais, ou quando está com interesse ou incerteza.
Rosnado: acontece quando o guepardo se sente ameaçado, ou quer se defender de outros predadores, embora sua principal defesa seja a velocidade. É o mesmo sim de quando um gato domésticos, entre outros felinos, emite quando se sente ameaçado (quem têm ou já teve gatos sabe como é).
Ronrono: normalemente acontece quando o guepardo está confortável e feliz. Mas também pode pode ser usado quando está nervoso.

                                          Hábitos alimentares e dieta

O guepardo é um animal carnívoro, e apresenta uma estratégia de caça um tanto simples: utiliza perseguições a alta velocidade, em vez de emboscadas ou caçadas em grupo. Alimenta-se principalmente de gazelas, filhotes de gnu, zebras, lebres, pássaros e impalas. Quando o guepardo localiza a presa desejada, a persegue, silencioso e vagaroso, até uma distância de 10 até 30 metros, até a presa ser atacada de surpresa. A perseguição que se segue dura até 30 segundos, pois o guepardo não pode correr por grandes distâncias, se não ele se superaquece, o que é uma grande desvantagem. Felizmente, o guepardo tem 50% de sucesso nas caçadas. Após a perseguição, o guepardo fica exausto, o que facilita que a nova presa seja roubada por outros predadores como o leão e a hiena (embora estes dois animais sejam noturnos, eles preferem roubar a presa de alguém e ter alguma comida garantida na hora de comer do que dormir mais um pouco e gastar energia depois em uma presa e talvez conseguir pegá-la). Quando o leão e a hiena sentem o cheiro da carne fresca, vão logo disputá-la  com o guepardo, que na maioria das vezes sai de perto, pois é menor e mais fraco do que estes dois animais. 

                                      Características

- Podem atingir até 85 centímetros de altura e 2 metros de comprimento.
- O guepardo possui "almofadas" de pele nas patas.
- Sua longa cauda lhe dá estabilidade e ajuda o guepardo a fazer curvas, na hora da corrida.
- Tem uma cabeça pequena e aerodinâmica.
- O pelo do guepardo é amarelado, salpicado com pontos negros. Possui duas linhas negras que vão  do olho até a boca, formando um "trajeto de lágrimas".
- Um animal adulto pode pesar de 28 a 65 quilos.
- Possui algumas características que são diferentes de outros felinos: não são capazes de retrair as garras totalmente, tem pernas mais compridas e cabeça mais pequena, podendo até lembrar um cão.
- Além da velocidade, outra qualidade do guepardo é sua excelente visão.

                                              Filhotes


 Quando nasce, depois de três meses de gestação, o guepardo não tem mais de 300g. Com ele, nascem outros dois, três ou até quatro irmãozinhos. O filhote nasce cego, totalmente indefeso, e é totalmente dependente dos cuidados da mãe. Ela cuida dos filhotes com surpreendente dedicação.

 Depois de mais ou menos 10 dias, o filhote abre os olhos, e, com 3 semanas de vida, começa a se locomover com confiança. Se algum filhote sair da toca ou de algum esconderijo (filhotes de guepardo tem de se esconder nas primeiras semanas de vida para se proteger de outros predadores, como o leão e a hiena, que estão sendo muito citado aqui), a mãe o pega pelo pelo pescoço e o leva de volta. Ela não o deixa sair e brincar até completar 2 meses de vida, e várias semanas antes ela deixa de amamentá-lo. O filhote  apresenta uma pelagem comprida e cinza em torno do pescoço e dos ombros, para se camuflar na relva seca. Esta pelagem desaparece 10 semanas depois e é substituída pela pelagem normal de um guepardo adulto. Mais ou menos nessa época, o jovem guepardo perde a capacidade de retrair as garras, característica comum em todos os demais felinos. Com seis meses de vida, a mãe começa a ensinar os filhotes a arte de caçar; eles observam a mãe, e, assim, aprendem. Uma fêmea que precisa alimentar seus filhotes sai da toca para caçar carne fresca todos os dias. Os guepardos não se alimentam de carniça.

O filhote fica com a mãe por muito tempo; de fato, não a deixa até completar 17 meses, podendo ficar com a mãe até completar 2 anos. Quando adultos, irmãos da mesma ninhada são independentes, mas, por algum tempo, dividem a presa que matam. Jovens fêmeas, então, abandonam o grupo para começar uma vida independente e procriar.

   

                                    Guepardo "real"

Por muito tempo, o guepardo real foi considerado uma nova subespécie de guepardo. Na verdade, o guepardo "real" tem uma mudança genética, que faz mudar a forma de suas pintas negras. Ao invés de manchinhas redondas clássicas, ele tem pintas igualmente redondas, mas são maiores, e formam uma listra nas costas. Os nativos chamam esse animal de "leopardo-hiena", e ele é sagrado para eles, até tanto quanto o leão-branco.
Confira abaixo a comparação com o guepardo "real" e o guepardo "comum":


Ficheiro:Acinonyx jubatus King Cheetah.jpg  




Confira outras fotos de guepardos, abaixo:





Abaixo, fotos de guepardos filhotes:



 

Abaixo, fotos de guepardos adultos com filhotes:







Fonte:
livro: "Almanaque de Filhotes"

 www.wikipedia.com/guepardo

Nota: Nem todas as informações são das fontes acima. Algumas eu simplesmente me lembrei e botei aqui.

Um comentário:

  1. Ouvi dizerem que o guepardos são os únicos felinos "domesticáveis", ou mais viáveis para isso do que os demais desse porte ou acima. Seria verdade isso?

    ResponderExcluir