quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Conheça algumas esquisitices dos macacos

O que vale no mundo dos macacos é ser original. Saiba mais sobre algumas esquisitices deles!

Sagui imperador



Machos, filhotes e fêmeas do sagui imperador tem uma grande "barba" branca. O nome "sagui imperador" é uma homenagem ao imperador alemão Wilhelm II, que viveu entre 1859 e 1941, e usava um grande bigode penteado para cima.
Onde vive: Peru, Bolívia e Norte do Brasil.


Sagui-cabeça-de-algodão

Entre os macacos sagui-cabeça-de-algodão, as fêmeas preferem os que tem a juba maior e mais vistosa. Eles passam um grande tempo limpando seus pelos e tirando parasitas. Na hora da conquista das fêmeas, os machos mostram sua pelagem branca e sua barriga. 
Onde vive: Colômbia.

Mey nwoah
O nariz do mey nwoah é tão arrebitado, que, quando chove, ele tem de botar a cabeça entre as pernas, porque se ele não fizer isso, entra muita água pelo nariz. A espécie foi descoberta em 2010, e é muito rara.
Onde vive: Mianmar.

Macaco gelada
Para enfrentar o frio da região montanhosa onde vive, o macaco gelada é coberto por uma vasta pelagem. Ele também tem uma pequena parte de pele sem pelos vermelha, que fica no peito, que nos machos é em forma de ampulheta e nas fêmeas, em forma de coração.
Onde vive: Etiópia.

Macaco dourado de Qinling

Nos macacos dourados de Qinling, os machos tem manchas cinzas e as fêmeas tem manchas marrons, mas ambos tem o rosto azulado. Emitem sons sem abrir a boca.
Onde vive: no Sudoeste da China.

Pygathrix nemaeus
  
Sem predadores naturais, o Pygathrix nemaeus é bem colorido e faz bastante barulho. Vive em grupos e fica pulando de árvore em árvore, tanto que não desce delas nem para comer, pois tira os nutrientes necessários dos frutos e das folhas das árvores.
Onde vive: Vietnã e Laos.

Cercophitecus wolfi
O Cercophitecus wolfi tem bochechas grandes e flexíveis, para guardar alimentos no interior da boca. Quando seu grupo disputa comida com outro grupo, ele pega toda comida que conseguir, enfia na boca, sem engolir, e foge logo. 
Onde vive: Zaire, Uganda e Congo.

Mandril
 
Na época de procriar, o mandril fica ainda mais colorido do que já é: o peito ganha um tom azulado, e surgem pontos vermelhos nos pulsos e tornozelos. É feito isso para chamar a atenção das fêmeas
Onde vive: Oeste da África. 

Macaco-narigudo (ou násico)
O nariz do macaco-narigudo impressiona as fêmeas. As fêmeas e os filhotes não tem um nariz tão grande, e quanto mais velho for o macaco macho, maior nariz ele terá. O nariz também funciona com caixa de som, pois aumenta o som de seus gritos. Além do mais, os filhotes desse macaco tem a cara azulada e tanto fêmeas quanto machos tem uma barriga bem grande. 
Onde vive: Bornéu, Indonésia.

Langur
Ao longo do ano, o pelo do langur muda de cor: no inverno seus pelos são castanhos, e, no verão, amarelados. Ele é tímido e se esconde na floresta. Além disso, há  várias espécies diferentes de lan-gur, inclusive um que tem o rosto, os pés, as mãos e a cauda todas pretas e sem pelos, que é o que aparece na foto acima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário