terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dinossauros: curiosidades

Conheça algumas curiosidades sobre dinossauros:

- A palavra "dinossauro"significa "lagarto terrivel"- Do grego deinos (terrível) e sauro (lagarto).
- Ao contrário do que dizem os gregos, (leia a frase acima) os dinossauros não são exatamente répteis. Alguns dinossauros tinham sangue quente, penas e podiam viver no frio.
- O mais antigo dinossauro conhecido é o Herrerasaurus, que vivia no atual território da Argentina.


- Todas as aves descendem dos dinossauros.
- Os cientistas descobriram um fóssil de um pequeno dinossauro chamado Compsognathus com outro esqueleto de Compsognathus ainda menor dentro da da cavidade do estômago. Talvez esse pequeno dinossauro fosse canibal!
-  Com cerca de 80 mil quilos, o Brachiosauros, um dos maiores dinossauros, tem 80 mil vezes o tamanho do Microraptor, o menor dinossauro do mundo!



- Algumas das vértebras do Argentinosaurus tinham mais de 1,5 de altura e de largura - são mais altas que uma criança de 10 anos!



- Antes, os paleontólogos e cientistas acreditavam que os grandes dinossauros, como o Brachiosaurus, só podiam se locomover dentro da água!

- O primeiro lugar do pescoço mais comprido (Em relação ao corpo) vai para o saurópode chamado Erketu. O pescoço de 8 metros deste dinossauro era quase duas vezes mais comprido que seu próprio corpo!

- Apesar de o Troodon ganhar o primeiro lugar como o dinossauro mais esperto, o maior cérebro pertencia ao Tiranosaurus rex. Seu cérebro é quase do tamanho do cérebro do ser-humano, mas pense quantas vezes este dinossauro era maior que nós! O Stegossaurus ganha o primeiro lugar pelo dinossauro com menor cérebro. Seu corpo era do tamanho de um caminhão, mas como seu cérebro era do tamanho de uma noz, ele não podia ser um gênio!

- O dinossauro mais pesado provavelmente foi o Brachiosaurus. Estima-se que este gigante precisava comer cerca de uma tonelada de plantas por dia!
- Em 1869, os primeiros ovos completos de dinossauros foram descobertos na França, mas foram considerados inicialmente como ovos de crocodilos! Sabe-se agora que eles pertenciam ao saurópode Hypselosaurus.

- Ao contrário do que muitos pensam, o papel principal dos chifres do Ceratopsídeoos (grupo de dinossauros com chifres e golas que incluiam o Triceratops e o Torossauro) não era a defesa, e sim o reconhecimento de espécies. Se os Ceratopsídeos se confundissem em quem era quem nas espécies, não poderiam encontrar parceiros(as), e não poderiam procriar.




Fonte:
Livro: "Incríveis Dinossauros", escrito por Robert Mash; site: www.Issoé

Nenhum comentário:

Postar um comentário