sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Conheça os 8 animais mais fedidos do mundo

Como você já deve saber, a maioria dos cheiros dos animais não chega perto de um mar de rosas. Mas nenhum outro animal é tão fedorento quanto os desta lista: salamandra gigante japonesa, hiena, borboleta-zebra, joaninha, lêmur-de-cauda-anelada, kakapo, wolverine, zorrrilho-africano...
      
Oitavo lugar:

Salamandra gigante japonesa


Existe um bicho que vive dentro da água de rios e tem cheiro de pimenta? Sim! Quando está em perigo, a salamandra gigante japonesa solta, pela boca, um líquido com cheiro de pimenta japonesa. Este líquido é esbranquiçado, e, quando entra em contato com o ar, fica duro como gelatina.

Onde vive: Japão.

 Sétimo lugar:
 Hiena
Para demarcar o território, a hiena passa uma substância oleosa com cheiro muito forte em galhos e troncos. Essa substância sai de glândulas que ficam entre os dedos das patas e no bumbum. Se uma hiena de outro grupo entrar no território demarcado, elas brigam.
Onde vive: África.



Sexto lugar:
Borboleta-zebra (lagarta)


Antes de formar um casulo e virar uma borboleta, a lagarta da borboleta-zebra tem de se defender dos predadores. Para isso, a lagarta tem glândulas que ficam no pescoço e soltam um cheiro forte. este fedor espanta formigas e aranhas predadoras.
Onde vive: Estados Unidos.



Quinto lugar:
Joaninha

Alguns predadores da joaninha não comem bichos já mortos. Por isso, quando algum predador ameaça a joaninha, ela se deita e finge de morta. Quando ela faz isso, exala um cheiro horrível, para parecer ainda mais que está morta. Isso expanta qualquer predador.
Onde vive: no mundo todo.



Quarto lugar:
Lêmur-de-cauda-anelada

O rabo do lêmur-de-cauda-anelada não serve só para ajudar no equilíbrio. É também uma arma de guerra: é com ela que os machos lutam pelas fêmeas, quando chega a época de procriar. Primeiro, os machos esfregam a cauda em algumas glândulas que produzem um óleo muito fedido nos braços. Então, eles agitam a cauda perto dos rivais, espalhando o fedor pelo ar.  
Onde vive: Madagascar, África



Terceiro lugar:
Kakapo



As cores nas penas do kakapo o ajudam a se camuflar na floresta, a fim de que os predadores não o reconheçam. Ele também tem a incrível capacidade de ficar completamente imóvel: pode se parecer com um tronco de árvore. Só que o seu cheiro de mofo não engana: não ajuda a evitar predadores que caçam pelo olfato. Por isso a espécie está ameaçada, e estima-se que existam menos de 90. O fedor sai da cera de seu bico, que usa para limpar as penas. o kakapo também é um animal muito inteligente.
Onde vive: Nova Zelândia




Segundo lugar:
Wolverine

O wolverine é muito solitário e territorialista. Para marcar o território, o wolverine usa uma secreção fedorenta que sai de uma glândula, em seu bumbum. Ele também marca o território e a comida (eca!) com xixi. Ai de quem beliscar a comida deste animal! (Para saber mais sobre o wolverine, confira a postagem: "Wolverine: conheça o animal que inspirou a criação do Wolverine, dos X-Man).
Onde vive: América do Norte, Norte da Europa e Ásia.


Primeiro lugar:
Zorrilho-africano

 Ele é considerado o animal mais fedorento do mundo. E não é para pouco: o zorrilho-africano vem da família do famoso cangambá, que vive nos Estados Unidos. O cheiro dele vem de uma glândula que fica perto do bumbum, e pode ser sentido a mais de 1 quilômetro de distância. Quando se sente ameaçado, o zorrilho-africano lavanta o bumbum e lança o líquido fétido na cara de outro bicho (ou humano!). O animal atingido pode ficar fedido por vários dias, e, se o líquido cair nos olhos, pode até cegar.
Onde vive: África.

Você sabia que...
- O rei Julien, do filme Madagascar, é um lêmur-de-cauda-anelada? Além de se remexer muito, ele também é o maior fedorento!
- Algumas tribos africanas usam o cheiro do zorrilho-africano para caçar? Ele ajuda a disfarçar o cheiro humano, confundindo os animais.

2 comentários:

  1. Be, ta ficando muito legal!! Até minha mãe gostou!!

    Beijos, Mariih S2

    ResponderExcluir
  2. Brigada, Marih! Teu blog também está muito legal!

    ResponderExcluir