quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Conheça os suricatos: bichos pequenos e valentes!

Ele são durões... Tenazes.... E tem apenas 30 centímetros de altura! Estes são os suricatos, animais que podem parecer fofos e inofensivos, mas são muito valentes! Saiba mais sobre estes animais incríveis abaixo:
           
O suricato é um mamífero da mesma família dos mangustos. Se alimenta, sobretudo, de milípedes, diplópodes, besouros, escorpiões, lagartos e ovos. No entanto, quando há escassez de alimento, pode comer formigas, e, às vezes, até passarinhos e cobras. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os suricatos não são imunes ao veneno das cobras, sendo esta uma de suas principais ameaças quando filhote. Os suricatos vivem em grupos de 3 a até 50 indivíduos, com um macho e uma fêmea dominante, sendo a fêmea quem "lidera totalmente" o grupo (ou seja, os outros representantes de um grupo de suricatos geralmente seguem a fêmea dominante ao invés de seguirem só macho dominante ou seguirem os dois igualmente.). O papel principal da fêmea dominante no grupo é encontrar as melhores áreas de alimento, liderar o grupo contra ataques a outros grupos e gerar filhotes. Em um grupo de suricatos, a fêmea e o macho dominante são os únicos com o direito de procriar. Se uma fêmea (menos a fêmea dominante) do grupo ficar grávida ( em consequência de casos amorosos com machos errantes de outros grupos), ela poderá ser expulsa do grupo, pois representa uma ameaça aos filhotes da líder. Uma fêmea adulta grávida poderá matar os filhotes da líder do grupo para os seus filhotes terem uma melhor chance de sobrevivência. Porquê? Exemplo: se uma fêmea dominante tem filhotes, eles viram o centro das atenções. Já se uma fêmea subordinada ( uma subordinada é uma fêmea que não é a líder) tiver filhotes, ninguém liga para os filhotes da subordinada.
O papel principal do macho dominante é defender o território (cada grupo de suricatos tem seu próprio território), expulsar o máximo possível de machos errantes de outros grupos, e, como a fêmea dominante, gerar filhotes e liderar os ataques contra outros grupos de suricatos.
Os suricatos são exclusivamente diurnos e, ao anoitecer, dormem em tocas. Quando levantam, de manhã, começam a cavar mais a toca para ela ficar "aberta" e de fácil acesso. Depois de todos acordarem, eles saem em busca da alimentos, sempre com um sentinela por perto (suricatos sentinelas são suricatos que sobem em lugares estratégicos, com árvores, para vigiar se não há perigo* por perto). Os suricatos procuram alimento até o meio dia, quando descansam embaixo de alguma árvore. Depois voltam a buscar alimento e, mais depois, voltam para casa. Como eu já disse, cada grupo de suricatos tem seu próprio território. Mas é, muitas vezes, inevitável que um grupo se encontre com outro. Quando isso acontece, os grupos se avaliam: se tiverem mais ou menos a mesma quantidade de membros, eles lutam. Caso contrário, o grupo com significantes membros a menos corre para o lado contrário, e, se for o dono daquele pedaço de terra, perde parte do território. Quando lutam, os suricatos tentam imobilizar os rivais: fazendo isso, os rivais podem ser mortos. Eles imobilizam os outros mordendo forte seu pescoço. O grupo que tiver mais suricatos imobilizados ou o casal dominante imobilizado perde a luta.

Filhotes
Quando nascem, os suricatos tem mais ou menos 5 centímetros de altura. Eles nascem em tocas e dali não saem até completar entre 1 e 2 semanas de vida. Já o número de filhotes em uma ninhada geralmente é entre 2 e 5, mas já houve casos de 1 e 7 filhotes. Os filhotes crescem rápido e ficam prontos para procriar com mais ou menos 1 ano de vida. Pouco depois desta idade, os suricatos machos abandonam seu grupo natal para encontrar fêmeas expulsas e começar a constituir um grupo. Ou esses machos podem procriar com fêmeas que ainda fazem parte de um grupo, escondidos. Ou ainda podem chegar em um grupo e lutar contra o macho dominante e tentar vencer, a fim de tomar o poder do grupo. Quando abandonam os grupos, os suricatos machos se tornam machos errantes.

Características gerais
Comprimento: cerca de 30 centímetros .
Peso: cerca de 700g para as fêmeas e 800g para os machos.
Pelo: acastanhado. Possuem listras paralelas horizontais nas costas, que são marrom-escuro e se estendem das costas até a base da cauda.
Tempo de vida: em ambiente selvagem, vivem até os 12 anos. Em cativeiro, vivem até os 15 anos.
Distribuição geográfica: é um animal do Deserto do Kalahari.
Habitat: desertos e semidesertos, savanas abertas e cerrados.
Nome científico: Suricata suriccata.
Alimentação: alimentam-se principalmente de insetos; larvas de besouros e formigas; também ingerem milípedes, diplópodes, aranhas, escorpiões, pássaros, cobras e pequenos lagartos.
Predadores:* os principais predadores dos suricatos são: o falcão e o chacal. Quando pequenos, os predadores são o falcão, as cobras, as corujas e os abutres.

Atenção: muitos dos dados desta postagens não foram extraídos da Wikipédia. 

Dica: No canal Animal Planet ( TV por assinatura) , passa um programa chamado "No reino dos suricatos", que fala sobre a vida de um grupo de suricatos chamado Whiskers ( significa "bigodes", em inglês). O programa é bem dinâmico, tocante e fala praticamente tudo sobre a vida dos suricatos.

Veja, abaixo, mais fotos de suricatos:
Abaixo, um filhote de suricato:

10 comentários:

  1. Se tivesse um em casa botaria o nome de Marina. rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Isso que é exemplo de vida, poderia servi para alguns seres humanos. Asista os vídeo desses animais nossa da vontade de chorar com a realidade que acontece na vida desse animais .

    ResponderExcluir
  3. SE posso adquirir uma filhote,e criar domesticamente?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. que reprroiduçao é sexuada ou assexuada

    ResponderExcluir
  6. Interessante, parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir