domingo, 18 de novembro de 2012

Conheça alguns recordes sobre tubarões



Maior tubarão do mundo:

Tubarão-baleia

O raro tubarão-baleia (Rinchodon typus), que se alimenta de plâncton, é encontrado nas áreas mais aquecidas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. O maior exemplar cientificamente registrado tinha 12,65m de comprimento e pesava entre 15-21 toneladas. Foi capturado em 11/11/1949 na ilha de Baba, próxima a Karachi, Paquistão. O tubarão-baleia também produziu o maior ovo de todas as criaturas existentes, e também é o maior peixe do mundo. O ovo foi encontrado no dia 29/6/1953, no golfo do México, e media 30,5 x 14 x 8,9cm.


Tubarão mais rápido:

Tubarão-mako
 
Com velocidade registrada superior a 56 quilômetros por hora, o tubarão-mako (Isurus oxyrinchus) é o tubarão que nada mais rápido. O tubarão-mako também é o que salta mais alto, conseguindo pular 6m para fora da água - altura maior do que o comprimento de um ônibus escolar. Essa aptidão já o levou a pular dentro de barcos pesqueiros.


Tubarão com maiores dentes ( Em relação ao corpo):

Tubarão-charuto


 O tubarão-charuto (Isistus plutodos) têm apenas c. 40cm de comprimento, e, apesar disso, possui 19 dentes enormes em sua mandíbula inferior (de baixo). Se este animal tivesse o mesmo tamanho do tubarão-branco (que tem em média 4,3-4,6 de comprimento), seus dentes teriam duas vezes o tamanho dos dentes do tubarão-branco. Este tubarão usa seus dentes para arrancar pedaços de carne de suas vítimas, que geralmente são grandes baleias.

Maior tubarão predador do mundo:

Tubarão-branco


Tubarões-brancos (Carcharodon carcharias) adultos têm, em média, de 4,3 a 4,6 metros de comprimento, e pesam de 700 kg a até 3 toneladas. Evidências circunstanciais, no entanto, sugerem que estes tubarões podem chegar a até 6 metros de comprimento, embora haja relatos - não registrados - de espécimes de até 10 metros. Ele é o maior peixe predador do mundo.

Tubarão com dieta mais variada:

Tubarão-tigre


Apelidado de "tubarão-lixeiro", o tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) é o tubarão com dieta mais variada. As presas deste animal de 5 metros são focas, golfinhos, aves marinhas (como corvos-marinhos, gaivotas e pelicanos), répteis (incluindo tartarugas e serpentes marinhas), peixes ósseos, invertebrados (como lagostas, polvos e e caranguejos), outros tubarões e animais terrestres que caem na água, como cães, ratos e até mesmo o gado.

Tubarão com gestação mais longa:

Tubarão-cobra

Comum em todos os oceanos, o tubarão-cobra (Chamydoselachus anguineus) tem um período gestacional de 3 anos e meio, o mais longo conhecido no mundo animal.

                                   Ataque de tubarões
Selachofobia é o medo de tubarões. Mas não há com o que se preocupar: filmes como "Tubarão"(EUA, 1975) - o primeiro sucesso de bilheteria - os retratam como vorazes comedores de pessoas. Estatisticamente, porém, há mais chances de você ser morto com um raio ou coco na cabeça do que ser morto por ataque de tubarão. Apesar disso, os tubarões podem atacar se confundirem você com uma presa.

Existem mais de 360 espécies de tubarões, mas apenas 35 já atacaram pessoas.


            As 5 espécies que mais atacam:
- O tubarão-branco representa 10,6% dos ataques de tubarões.
- O tubarão-tigre representa 5,8% dos ataques de tubarões.
- O tubarão-touro representa 3,0% dos ataques de tubarões.
- O tubarão-martelo representa 0,9% dos ataques de tubarões.
- O tubarão-limão representa 0,5% dos ataques de tubarões.

                                                                                                       26 anos
                                                                                        Idade média das vítimas atacadas

   Evitando ataques: 
- Não use joias brilhantes: para os tubarões, elas parecem escamas.
- Fique fora da água ao entardecer e à noite.
- Não entre na água se estiver sangrando ou menstruando.
- Fique em grupo.
- Fique próximo da praia.

Fonte:
Livro: Guinness World Records 2013.

2 comentários: