quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Animais cometem suicídio?

 Alguns animais cometem suicídio, certo? Errado

 Animais cometem suicídios?

Ser inteligente tem desvantagens: segundo a maioria dos cientistas, o Homem é o único animal capaz de acabar com a própria vida intencionalmente. Nas outras espécies, o que o animal procura é a fuga numa situação de risco. Nessa fuga, o animal pode morrer, mas não intencionalmente. Outra coisa que acontece é que uma mãe pode se sacrificar pelo seu filhote, mas ainda assim ela tem o objetivo de perpetuar a espécie.

Mortes incertas

Suicídio coletivo?
Em 1958, um documentário divulgou que o lemingue, uma espécie de roedor escandinavo, comete suicídio, pois já foi visto muitas vezes grupos de lemingues se jogando ao mar e morrendo. O que acontece é o "efeito manada": se um lemingue distraído cai de um penhasco sem querer, os que o seguem se jogam também.
 

Suicídio solidário?
Muitos cientistas se intrigam com os cães, que, após a morte do dono, param de comer e definham. Isso é parecido com algumas pessoas, que perdem a razão de viver. Esse comportamento é parecido com alguns filhotes de gorilas, que, após a morte da mãe, podem perder a razão de viver.


Escorpião se mata após colocado em círculo de fogo?

Um mito diz que se um escorpião é botado em um círculo de fogo, ele se pica e morre por causa do veneno.  
Pura baboseira: em primeiro lugar, escorpiões são imunes ao próprio veneno, e ele morre desidratado. Em segundo lugar o escorpião não se pica: ele sabe que sua vida corre perigo, então fica estressado e começa a mexer o ferrão para baixo e para cima rapidamente. Fazendo isso, pode parecer que ele quer se picar, mas não é verdade.   

Espécie de aranha se deixa morrer?

Um mito diz que um tipo de aranha deixa seus filhotes a matarem e isso é considerado um suicídio. O que acontece é que, quando os filhotes nascem, mordem tudo que vem pela frente. A primeira coisa que eles vem é a própria mãe, claro, e então eles começam a morder a aranha. Quando os filhotes são pequenos, isso não a mata. Mas quando os filhotes são maiores, isso é fatal. A aranha poderia simplesmente sair dali, mas ela fica. Esse é o último sacrifício que ela faz por eles. Ao contrário do que alguns pensam isso não é suicídio.

Fonte: http://super.abril.com.br/mundo-animal/animais-cometem-suicidio-619626.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário