terça-feira, 16 de abril de 2013

Os 10 animais mais mortíferos do mundo

Uma lista com criaturas que nos dão… bem… 10 tipos diferentes de medo.


Rãs-flecha-venenosa
As costas dessas rãs secretam uma espessa neurotoxina que tem o propósito de manter os predadores afastados. Cada rã-flecha-venenosa produz toxina suficiente para matar 10 pessoas. Elas têm cores vivas para indicar que há veneno em sua pele, e isso afasta os predadores. Vivem no Norte da América do Sul e na América Central. Os índios da floresta amazônica matam essas rãs e usam seu veneno em flechas, daí o seu nome.















9. Búfalo-africano
O búfalo-africano pode ser parecido com o boi, mas, ao contrário dele, não é nada pacífico. Além disso, é muito mais agressivo que seu primo asiático, o búfalo-indiano (tipo encontrado, por exemplo, na ilha de Marajó, no Norte do Brasil).
Quando encontra com um predador os búfalos atacam diretamente. É uma besta de quase 700 kg armada com dois enormes e afiados chifres. Você terá sorte se for atacado por apenas um deles, o perigo real é quando o rebanho desembesta em sua direção.
Com o leão, o leopardo, o elefante e o rinoceronte, o búfalo-africano faz parte do grupo conhecido como os Cinco Maiores, quinteto de mamíferos bastante perigosos (os mais difíceis de serem caçados pelos homens).
Existem duas subespécies principais de búfalo-africano: o búfalo-vermelho (Syncerus caffe nanus) e o búfalo-negro (Syncerus caffer caffer), que pode ser chamado também de búfalo-da-savana, e está na foto ao lado. 
O búfalo-vermelho (ilustrado abaixo), chamado assim devido a cor do pelo, tem 1,30m de altura e pesa 350kg; vive aos pares ou em pequenos grupos, é menor que o búfalo-negro e tem chifres mais curtos. O búfalo-negro mede 2m de altura e pesa 700kg; vive em bandos de 50 a 2.000 indivíduos, com um chefe e vários subchefes.
Os búfalos-africanos vivem em diversos habitats do continente africano, das savanas às florestas, das planícies aos estuários pantanosos. 


8. Urso-polar
É claro que eles parecem fofinhos no zoológico, mas na natureza eles comem elefantes marinhos no café da manhã. Fique entre um destes e sua cria e facilmente ele poderá arrancar sua cabeça com apenas um golpe de sua pata gigante. É encontrado no círculo polar ártico e em partes da América do Norte. Caça focas, morsas, leões-marinhos, baleias-beluga, orcas, raposas-polares, peixes...
O urso-polar não é o maior urso do mundo, pois empata o título com o urso-de-koddiak, e também empata o título de maior carnívoro terrestre com esse mesmo urso. Pode atingir até 2m de comprimento e 700kg de peso. Embora grande e de aparência desajeitada, é muito ágil, tanto para correr como para lutar e nadar por longas distâncias. Por falar em nadar, na água sente-se à vontade porque a gordura que fica armazenada logo abaixo de sua pele e os grandes pulmões cheios de arque permite que ele flutue com facilidade. Bom caçador e pescador, investe contra suas presas em terra firme ou na água. É o único urso que tem membranas entre os dedos. Apesar dessas características, é muito lento na água: alcançam, em média, 4k/h. Apesar de viver em uma vasta 
área, está vulneravelmente ameaçado de extinção, principalmente pelo aquecimento global e pela caça às focas.
Existe também uma espécie de urso-polar híbrido, que é cruzado com o urso-pardo, e aparece na foto ao lado. Esses ursos têm o pelo espesso, tal como os ursos-polares, e que parece a mistura do branco com o marrom-claro. Tem também garras grandes, costas encurvadas e focinho típico dos ursos pardos.



7. Elefante-africano
Nem todos os elefantes são amigáveis como o Dumbo. Elefantes matam mais do que 500 pessoas por ano no mundo. Elefantes africanos geralmente pesam mais do que 7 toneladas, sem mencionar suas presas afiadas.elefante-africano (Loxodonta spp.) é o maior dos dois tipos de elefante existentes hoje. Por comparação com o elefante-asiático, distingue-se pelas orelhas maiores, uma adaptação às temperaturas mais elevadas, e pela presença de presas de marfim nas fêmeas, com cerca de 70 kg cada uma. Além disso, o elefante-africano tem 3 unhas nas patas traseiras e 21 pares de costelas, por oposição a 4 e 19, respectivamente, no elefante-indiano.
Até recentemente, acreditava-se que havia apenas duas espécies vivas de elefantes, o elefante-africano e o elefante-asiático. Neste contexto, o elefante-da-savana e o floresta correspondiam a variedades de uma mesma espécie. No entanto, estudos genéticos realizados com o objetivo de controlar o tráfico ilegal de marfim trouxeram à luz as diferenças intrínsecas entre as variedades. Apesar das diferenças, é conhecido que os elefantes-da-floresta e savana podem produzir híbridos. Os elefantes-africanos (género Loxodonta) dividem-se em duas espécies atuais e três fósseis.


6. Crocodilo australiano de água salgada
animais mortíferosNão confunda este crocodilo com um tronco! Ele pode ficar parado na água aguardando por passantes. Então, em um piscar de olhos, irá estocar a presa, puxá-la para baixo        d´água para afogá-la e desmembrá-la.







5. Leão africano
Presas gigantes? Sim. Ataque instantâneo? Também. Garras afiadas como lâminas? Pode apostar. Faminto? Para o seu bem é melhor que não. Esses gatos tamanho família são praticamente os caçadores perfeitos.
OK, vamos admitir, na foto ao lado ele parece fofinho, né? Pois então olhe bem as três fotos que estão bem lá em baixo à esquerda. Bom, ele não parece mais tão fofinho... 
O leão (Panthera leo) vive em pequenas partes da África e em uma pequeniníssima parte da Ásia, confinado na floresta de Gir, na Índia. Essa subespécie é chamada de leão-asiático, leão-indiano ou leão-persa. Por falar em subespécies (eu e essa mania de falar "por falar"!), o leão tem várias delas, porém muitas estão extintas. São elas: o leão-asiático, que está quase extinto, restando cerca de 200 indivíduos vivos; o leão-de-atlas, que está extinto na natureza; o leão-do-nordeste-do-congo, que vive, como o nome diz, no Nordeste do Congo; o leão-angolano, que vive no Sudoeste da África, na Namíbia, em Botsuana, na Angola, em Katanga (República Democrática do Congo), na Zâmbia e Zimbábue; o leão-de-traansval, que também pode ser chamado de leão-do-sudeste-africano, que vive na região do Transvaal, na África do Sul, em Moçambique, Zimbábue e Botsuana; o leão-do-cabo, que está possivelmente extinto; o leão-abissínio, que vive na África Oriental, Etiópia, Quênia, Tanzânia e Moçambique; e o leão-do-senegal, que vive na África Ocidental, do Senegal até a República Centro Africana. O leão macho atinge até 250kg, enquanto as fêmeas até 120kg. A gestação é 100 a 119 dias, enquanto o desmame é até os 7 meses. A maturidade sexual é de 3 a 4 anos nos machos e nas fêmeas, e vivem de 10 a 14 anos, em média, na natureza.
O leão está classificado como vulnerável (ou seja, sofre grave risco de extinção a longo prazo) pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUNC). A espécie sofreu um declínio de 30% a 50% nas últimas décadas no território africano, devido a muitas razões. Já para o leão-indiano praticamente não há esperanças: restam apenas 200 na natureza.
Enquanto um leão faminto provavelmente irá atacar um humano que esteja próximo, normalmente os leões preferem ficar longe do homem. O mais famoso caso de leões devoradores de homens foi o ocorrido em Tsavo, no Quênia, em dezembro de 1898. Dois machos Manelless de cerca de 3 metros de comprimento foram responsáveis por mais de 140 mortes em menos de um mês. Os leões entravam nas cabanas dos moradores, que eram mortos e arrastados até a caverna onde os leões viviam, transformando a vida em um perfeito estado de horror. Segundo o Coronel John Patterson, o fato mais atormentador era que os leões eram extremamente inteligentes. Suas formas de atacar e de se esquivar das armadilhas eram coordenadas e perfeitamente estratégicas e eficazes, incomuns à qualquer animal.









4. Tubarão-branco

animais mortíferosO sangue na água pode excitar estes tubarões a um frenesi alimentar, onde eles usarão todos os seus três mil dentes para morder qualquer coisa que se mova. Esses peixes cartilaginosos (o tubarão branco tem poucos ossos, o resto é preenchido com cartilagem) podem atingir até 7,5m de comprimento e pesar 2,5 toneladas. O tubarão branco (Carcharodon carcharias) é parente da arraia, e é o maior peixe predador do mundo. Suas presas são: sardinhas, focas, pinguins, vários tipos de peixes, morsas, orcas, leões-marinhos, etc.
O tubarão-branco está vulnerável, em relação ao perigo de extinção. Devido à ampla área de distribuição desta espécie, é impossível saber o número de tubarões-brancos que existem, ainda que seja de forma aproximada. Apesar disso, sua baixa densidade populacional, unida a sua escassa taxa de reprodução e sua baixa esperança de vida fazem que o tubarão-branco não seja um animal precisamente abundante. A pesca esportiva do tubarão, sem interesse econômico algum, se desenvolveu nos últimos 30 anos devido, em grande parte, à popularidade de filmes como Tubarão (Steven Spielberg, 1995) até o ponto de se considerar a ameaça de extinção em vários lugares.
A lista vermelha da IUCN incluiu o tubarão-branco pela primeira vez em 1990 como espécie insuficientemente conhecida, e desde 1996, como vulnerável. O II Apêndice do Convênio CITES o inclui como espécie vulnerável sendo explorada irracionalmente.
Existe ainda a sopa de tubarão, uma sopa considerada afrodisíaca criada com a barbatana de vários tubarões. Os pescadores simplesmente pegam os tubarões, cortam-lhes todas as barbatanas e o jogam ao mar. O problema é que, sem as barbatanas, os tubarões não conseguem nadar. E se eles não nadarem, não entre água pelas suas brânquias, e então eles morrem.

3. Vespa-do-mar
Esta tigela de salada pode chegar a ter até 60 tentáculos com 4,7 metros cada. Cada tentáculo possui cinco mil células espinhosas com toxina suficiente para matar 60 humanos. Habita as costas da Austrália, Nova Guiné, Filipinas e Norte do Vietnã.








2. Naja
animais mortíferosElas não tem o título de cobras mais venenosas, mas fazem o máximo que podem com o que têm. De todas as 50 mil mortes por mordidas de cobras por ano, as cobras Naja (ou cobras-capelo) são responsáveis pela maior parte.





1. Mosquito
A maioria de suas picadas apenas te dão coceira. Mas alguns mosquitos podem carregar e transmitir parasitas causadores da malária ou dengue. Como resultado estas pequenas pestes são responsáveis pela morte de mais de dois milhões de pessoas por ano. A fêmea do mosquito é a única que bebe o sangue, enquanto o macho bebe néctar de flores.



Fontes: 
Sites: hypescience.com 
pt.wikipedia.org
entretenimento.r7.com

Livro: "Guia Ilustrado O Mundo dos Animais: Mamíferos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário