quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Matar gatos e cachorros é crime?



Matar cachorro - ou qualquer outro animal - é crime, sim. Não importa se o animal é doméstico, domesticado, silvestre, nativo ou exótico. O que trata disso é o artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais, de 1998. A lei prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar" qualquer tipo de animal. Se houver a morte do bichinho, a pena aumenta até um terço. Quem praticar "experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos" também pode sofrer a mesma condenação. No estado de São Paulo, a lei é mais específica ainda e proíbe o consumo de animais domésticos (churrasquinho de gato, nem pensar) e o sacrifício de cães e gatos com métodos cruéis, como câmara de gás ou eletrochoque. Em novembro de 2009, a polícia prendeu um casal em abatedouro em Suzano (SP) com 70 quilos de carne de cachorros mortos a machadadas. A carne era vendida a restaurantes orientais de São Paulo. Alguns animais considerados exóticos podem, sim, ser abatidos para consumo - desde que sejam criados em cativeiro. Nessa lista entram, por exemplo, coelho, javali, paca, capivara, avestruz, perdiz, tartaruga, jacaré e até cavalo. Matar barata, ratos e afins não é crime - eles são considerados pragas e não entram na classificação de animais nativos, exóticos, silvestres ou domesticados.

 Mas essa lei é muitas vezes quebrada. Um caso bem famoso, que há semanas está nos noticiários, jornais e redes sociais, é o do Instituto Royal. Bom, neste caso, são usados beagles para fazer testes de remédios e cosméticos. Depois de testar o produto, os animais normalmente ficam feridos para sempre, e depois são sacrificados. Mas a justiça não fez nada, ou não o suficiente para que eles sejam todos salvos. 

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/matar-cachorro-e-crime

Ps: essa última parte fui eu que fiz, não a Mundo Estranho.

2 comentários:

  1. Ola Be! Tudo bem? Quem será que sou eu? Alguém que já sei, você não lembra mais da fisionomia, somente do nome! Sinto até vergonha por isto, por ter e estar sendo um dindo ausente! Mas a vida é assim, vamos tomando caminhos e destinos diferentes! Sou muito feliz em saber que estas uma menina linda, querida, será que sapeca? E o mais importante, muito inteligente! Ja deve ter adivinhado né? Sim, sou o dindo Andreson! Quero que saiba que apesar do tempo e da distância, esta sempre quardada no meu coração e pensamentos, assim como nas orações! Passei duas vezes ai na casa de vocês, mas infelizmente nos desencontramos! Em breve quando estiver no RS irei até vocês para matar a saudade!
    Grande beijo e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Engano seu. A lei coloca ratos e pompos na mesma situação; proibido. Há várias noticias de pessoas presas por matar pombos. Mas todo mundo acha que matar rato pode e pombos não. Penso que ratos e pombos são pragas e não deveria ser proibido matar nenhum desses dois.

    ResponderExcluir